Como ler mais rápido e absorver o conteúdo – Leitura Dinâmica

Tempo de leitura: 7 minutos

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Técnicas para ler e absorver informações de forma rápida e efetiva. Descubra tudo sobre como ler mais rápido e melhor, assimilando bem o conteúdo, e acelerando a sua aprendizagem.

Imagine que você esteja estudando para um concurso, com um ótimo salário, e só tem três meses até a prova … Você precisa dominar o conteúdo de todo o programa do edital. São diversos assuntos, centenas de páginas para ler, fazer resumos, e treinar questões…

Em hipótese alguma você pode solicitar um adiamento da prova, e você precisa ter certeza de que cobriu todos os pontos dos estudos, caso contrário, você não vai conseguir a aprovação. Nessa hora, tudo o que você pensa é em desistir.

Sua única salvação é aprender a fazer uma leitura super rápida, e conseguir assimilar informações suficientes para ‘ir bem’ no concurso. Você precisa ter a mesma capacidade que os ‘superleitores’.

Neste artigo, analisaremos a habilidade de leitura rápida e exploraremos técnicas que você pode usar para ler melhor e mais rápido. Também consideraremos os prós e os contras da leitura rápida: quando é apropriado usar, e os efeitos que pode ter na compreensão.

Pra início de conversa, assista a esse vídeo do Fernando Mesquita, Analista Legislativo da Câmara dos Deputado, expert em leitura rápida e técnicas de estudo para concursos públicos.

Gostou? Essas dicas que o Fernando falou, são baseadas em uma técnica chamada de leitura dinâmica… Você já ouviu falar nesse termo antes? Vamos às explicações…

O que é leitura rápida?

A leitura rápida é o processo de reconhecimento rápido e absorção simultânea de um conjunto de palavras ou frases em uma página, ao invés de identificar palavras individuais.

A quantidade de informações que processamos parece estar crescendo a cada dia, seja e-mails, relatórios e sites no trabalho, ou mídias sociais, livros e revistas em casa. Nós provavelmente somos pressionados para assimilar essas informações mais rapidamente, para que possamos “ficar no atualizados” e tomar decisões informadas.

A maioria das pessoas lê uma taxa média de 250 palavras por minuto, embora algumas sejam, naturalmente, mais rápidas do que outras. Mas, com os truques da leitura rápida você pode duplicar essa taxa.

Como acelerar a leitura

Todas as técnicas de leitura rápida têm uma dica em comum: evite pronunciar e “ouvir” cada palavra na sua cabeça enquanto estiver lendo, fuja da “sub-vocalização”. O ideal é que você leia linhas inteiras ou grupos de palavras, pois seu cérebro pode entender as palavras mais rapidamente do que você consegue falar.

Uma maneira de impedir a sub-vocalização é focar em blocos de palavras e não em palavras individuais. Faça isso relaxando seu rosto e “suavizando” ou expandindo seu olhar na página, para que pare de ver as palavras ‘separadamente’. Ao praticar isso, seus olhos irão passar mais rápido pela página.

Quando você se aproximar do final de uma linha, permita que sua visão periférica atente para o conjunto final de palavras. Isso ajudará a interromper as pausas em sua leitura, melhorando o seu ritmo de leitura.

Agora vejamos duas estratégias para aumentar sua velocidade de leitura:

1. Use um dedo ou caneta para acompanhar a leitura

Segure uma caneta, ou use um dedo para rastrear cada linha conforme o andamento da leitura, mantendo seu olho acima da ponta do dedo ou caneta. Isso ajudará a aumentar o ritmo no qual você lê cada linha, e melhorará seu foco nas palavras. Algumas pessoas usam marca texto para essa finalidade.

Tente não gastar mais de um segundo em cada linha e, em seguida, aumente sua velocidade em cada página subseqüente. Você provavelmente vai reter pouca informação no início, mas, à medida que você treina seu cérebro e fica mais confortável com a técnica, sua compreensão deve melhorar.

Uma vantagem dessa estratégia é que você vai reduzir sua necessidade de voltar atrás no texto e reler frases – um obstáculo comum na leitura, que é conhecido como “regressão”.

2. Faça uma ‘leitura skimming’ do texto

A “leitura skimming” envolve mover os olhos rapidamente pela página – muitas vezes no centro – e identificar palavras e frases específicas à medida que você passa as páginas. Estas palavras/frases podem ser frases-chave (geralmente a primeira frase de cada parágrafo), nomes, números ou palavras-chave e ideias. Aprender a expandir sua visão periférica pode ajudar com isso.

Você não lê cada palavra, mas seu olho focará no que é importante para permitir que você compreenda a ideia básica. Essa técnica pode ser muito eficaz se você usar um mapa mental para organizar as informações que você encontra.

Quando vale a pena usar as técnicas da leitura rápida?

Essas técnicas podem ajudá-lo a ler mais rapidamente, mas elas são apropriadas para o que você está tentando alcançar?

A leitura rápida exige equilíbrio entre ritmo e compreensão. Estudos descobriram que quanto mais rápido você lê, menos informações você extrai, especialmente quando se trata de lembrar detalhes.

Assim, a leitura rápida não é claramente a resposta se você estiver lendo um documento jurídico ou um artigo técnico complexo, mesmo que seja pressionado por tempo. Da mesma forma, é sabedoria diminuir a velocidade se o material que você está lendo for novo ou desconhecido, ou se você tiver que ensiná-lo a outra pessoa.

Quando você precisa revisar algum assunto, entender apenas os argumentos básicos ou as conclusões apresentadas, use as técnicas de leitura rápida, você vai se surpreender com o aumento da produtividade.

De um modo geral, se quiser memorizar algo, você precisará ler devagar, com menos de 100 ppm (palavras por minuto). Uma taxa normal de aprendizado é de 100 a 200 ppm, e para a compreensão é 200-400 ppm.

A velocidade de leitura ‘rápida’ normalmente é feita a uma taxa de cerca de 400-700 ppm. Qualquer coisa acima de 500-600 ppm significa sacrificar a compreensão do texto, embora isso varie de pessoa para pessoa.

Como melhorar sua velocidade de leitura

Conhecer o “como” e “quando” fazer uma leitura rápida é apenas o primeiro passo para o sucesso. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo:

  • Evite distrações. Crie um ambiente onde haja poucas interrupções e distrações possível, para que você possa se concentrar completamente nas palavras na sua frente.
  • Vá com calma. Leia uma novela sem complicações ou um artigo online simples para ter uma ideia de qual técnica vai funcionar melhor para você. Avalie o quanto você lembrou ou compreendeu, e defina um cronômetro para ver o quanto mais rápido você está lendo agora.
  • Cubra as palavras que você já leu. Isso ajuda você a parar seus olhos mexendo novamente em palavras anteriores e diminuindo sua leitura.
  • Saiba o que deseja do texto. Isso pode ser útil se você estiver usando o método de leitura skimming, pois é essencial você prestar atenção quando você vê palavras ou frases relevantes. Você pode então diminuir a velocidade nesses pontos, e grifá-los para enfatizar.
  • Monitore seu progresso. Desta forma, você pode ter certeza se sua prática está tendo resultados. Existem muitos testes gratuitos de velocidade de leitura na internet, veja mais em GizModo Brasil.
  • Prática, prática, prática. Você tem que praticar a leitura rápida para se familiarizar com a técnica. Quanto mais você treinar, mais natural será a leitura.

A velocidade não é a única maneira de melhorar sua leitura. Veja nossos artigos sobre estratégias de leitura e estratégias de estudo para ajudá-lo a se preparar cada vez mais para os desafios da vida de concurseiro.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *